O ONIRISMO CATÓLICO DE LAURA MAKABRESKU-KAMILA KANSY
Essa imagem de Laura Makabresku, nome artístico de Kamila Kansy, é estonteate.
Um tanto chocante para mim, que conheci a obra de Kansy em 2017 através de um artigo da Sohu chinesa em que ela pintava outra coisa com muito entusiasmo e enlevo: a sensualidade, o amor sexual, a morte, o erotismo do luto em imagens da quais revelo uma. Apenas para mostrar o rosto da artista, pois não o encontrei em nenhum lugar em sua página no Facebook, minha principal fonte de referências.
Apenas por isso.
Satisfeito leitor?
Agora conheces o rosto que tanto Kamila Kansy fazia questão de ocultar.
Portanto, voltemos às imagens do Pombo e da Chama, e respeitemos a conversão de Kansy ao catolicismo e o espírito de suas imagens.
Elas nos convidam ao recato, à compaixão, à humildade e à contemplação, e não condenam Laura Mabresku à eles.
Esse recato e contemplação a libertam, seu espírito voa, seu rosto virado talvez com outro e maior significado que o simples recato.
Numa segunda leitura temos aqui o dar a outra face, a do mártir cristão que leva um tapa no rosto e oferece ao agressor seu outro lado para que o bata mais forte.
“Sou cheia do Espírito Santo e o Senhor Jesus vela por mim” parece-nos dizer Makabresku nessa imagem ao mesmo tempo onírica, poética e de uma técnica virtuosa.
Kamila Kansy é uma pintora dedicada, a luz da chama, o fogo do Espírito Santo e a Pomba, emissária de Deus, símbolo da paz, são um leit-motif que reaparecem em várias outras obras.
Bem como o da Virgem Maria, elemento chave do catolicismo:
Aqui a pomba assume um papel de liderança, como se a Santíssima Trindade, representada pelo Pombo Líder – retratado com perfeição realística graças à apurada técnica de Kansy – comandasse os anjos Pombos que conduzem quase sem tocar o corpo estilizado de uma Virgem Maria.
A mistura de elementos extremamente realistas – os Pombos – e outro elemento altamente estilizado – o corpo de Maria, dentro de um fundo neutro que destaca a imagem central, provoca um efeito onírico encantador.
Um conto de fadas católico.
Uma visão singela de quem contempla com extrema humildade Deus e sua Palavra convertida em carne diretamente no útero de uma Mulher.
A chama retorna para dar onirismo ou surrealismo - como queiram, Laura Mabresku é chamada pelos dois, nas várias exposições e prêmios internacionais de que participa – e dar luz a um ambiente realista vívido e singelo:
O efeito luz e sombra da obra é fruto de vários estudos fotográficos que Kamila Kansy faz em sua casa, explorando ao máximo a delicada e bem definida luz de Cracóvia, Polônia, seu domicílio e terra natal:
Portanto, Laura Makabresku-Kamila Kansy mistura elementos reais com imaginários. Os reais retrata com fidelidade extrema e revela uma técnica apurada que só impulsionam os elementos fantásticos, dando-lhes verossimilhança e nos induzindo a mergulhar em sua irrealidade.
Como se estivéssemos realmente orando com ela antes de dormir e sonhar.
A visão de Cristo que a artista tem é de tirar o fôlego:
O nome deste quadro não poderia ser melhor: São Francisco Ternamente Reconfortado Pelo Amor.
O Amor, para Mabresku é Cristo.
Um Cristo moderno que não usa tanga, massa sim, uma calça de agasalho esportivo, na cruz sim, mas não esmigalhado como nas cruzes de igreja.
Não, antes replandescente de grandeza e compaixão infinitas, a cruz elevando-se a alturas inalcançáveis para o pobre São Francisco que contempla a poderosa figura de Cristo lá de baixo, ele, seu pássaro, Deus e mais nada.
E cá embaixo, aos pés da cruz, cá está Kamila Kansy-Laura Makabresku, em êxtases de contemplação, humildade e singeleza espartana com que disfarça a resplandescência não só de Deus, como ela quer o fazer, mas sim, também e principalmente, de seu próprio e aparentemente inesgotável talento.
Fiquei de fato impactada com essas pinturas. Embora o tema sacro não me agrade, ela conseguiu, através de uma visão Onírica, falar direto com.nossas almas. Sensacional, parabéns!
ResponderExcluirObrigado, fecho com vc quanto a temática das obras. Mas essa essa artista é realmente uma exceção.
ResponderExcluir